A victória 2017

Sanitários fixos e portáteis

DICAS DA SEMANA!


Gentileza Marcos Pivari-Portal Macamp

No trailer, Motor-home, Barcos, ônibus, barraca e até para auxiliar pessoas idosas ou inválidas, um ótimo recurso é ter um sanitário químico.
Existem alguns tipos básicos que são fabricados em plástico e são leves e confortáveis.
O tipo mais conhecido é o Porta-Potti.
Modelo NAUTIKA ECOCAMP, capacidade 20L (ver na lojinha da Vic)

 Este é um sanitário portátil que serve para pequenos trailers, barracas, barcos e até para idosos ou deficientes pela possibilidade de usar em qualquer lugar. Ele é composto de dois módulos acoplados.

 A parte de cima é a bacia. Ao redor está um tanque de água pura que pode ser misturada a um pouco de desinfetante. Uma bomba sanfonada manual injeta água para a descarga. A parte inferior é o tanque de detritos que deve ser tratado com 1/4 do vidro de produto de ação bactericida, um líquido azul, especial para o tratamento dos detritos, pois além da ação bactericida, ele transforma todo o detrito sólido em líquido.
Opção de desodorizante em pó-Desodorizador e desintegrante de dejetos sanitários.
Produto neutro e biodegradável.(ver na lojinha da Vic)

 O produto mais conhecido é o “Aqua Kem®” e pode ser adquirido em lojas especializadas em artigos para camping e náutica e fábricas de motor casas.
Também é usado em ônibus rodoviários e em iates. Nunca deposite o produto no tanque de descarga, pois manchará a bacia. Além do produto líquido, também há outro em forma de saches, que são jogados diretamente no tanque.
*Muitas pessoas utilizam o sanitário portátil para idosos com certa dificuldade de locomoção. Pode ser deixado ao lado do leito, dispensando a caminhada até o banheiro. Pode ser utilizado com a própria cadeira de banho usual ou sentando-o diretamente no sanitário, tomando-se os devidos cuidados, já que sem o uso da cadeira de banho, o produto torna-se não específico.

Ambos os módulos são separados por uma comporta de alavanca manual. Antes de utilizar o sanitário, aperte a descarga para que fique um pouco de água no fundo e assim evitando grudar detritos na bacia. Após fazer as necessidades fisiológicas abra a comporta puxando a alavanca e os detritos cairão no tanque já tratado. Dê mais descarga para a total limpeza da bacia e feche a comporta. Após o tanque cheio com a comporta fechada, destaque a parte inferior e dirija-se a um sanitário normal, despeje o detrito e lave-o bem. Coloque o produto e o sanitário está pronto para usar novamente.

Outro tipo de sanitário é o tipo Aqua-Magic.
Este é um vaso sanitário fixo para veículos de recreio, embarcações e veículos especiais que contam com um tanque de detritos (holding tank) ou uma tubulação de esgoto quando estacionado. O tratamento do tanque de detritos é o mesmo do tanque do Porta-Potti, mas com as devidas proporções do produto e da capacidade do tanque. Geralmente os trailers contam com uma abertura do tanque por uma alavanca manual. 
Já nos Motor Homes, o tanque é equipado com uma comporta pneumática em que no veículo recolhido ao acostamento das estradas ou num lugar apropriado o motorista aciona a abertura e libera os detritos.

Apesar de ser um equipamento caro, o sanitário portátil é uma boa opção para quem acampa. Infelizmente a maioria dos  campings do Brasil não contam com banheiros confortáveis e limpos. Além disso, pode-se administrar melhor o uso sanitário das crianças e evitar passeios compulsórios durante a noite. 


Até a próxima dica!
Keilamiers

Google+ Followers

Postagens Populares

19.11 Campismo e comunidade- Salão Duas Rodas 2017

Web TV Campismo ao vivo

Web TV Campismo- Programas gravados

Loading...